A Secretaria de Defesa Social do Cabo de Santo Agostinho, agora, conta com o Canil da Guarda Civil Municipal. Para dar início aos serviços com os cães, a corporação fez uma apresentação aos alunos das escolas da rede pública municipal, na manhã desta quarta-feira (12), os quais irão atuar na ronda do Programa Patrulha Escolar.

               Durante a ação, os alunos tiveram a oportunidade de participar e interagir com os profissionais de segurança e animais, que são adestrados e recebem as orientações dos guardas civis. O programa Patrulha Escolar vem atuando para reduzir a violência e criminalidade nos recintos escolares e suas proximidades.

             Segundo o subinspetor da Guarda, Célso Luiz Ferreira, atualmente, o canil conta com três cães. Os animais estão sendo treinados para atuar na ronda de segurança da população cabense. "A importância do trabalho dos cães policiais para o Cabo é na prevenção e combate ao tráfico de drogas, principalmente, em escolas e praças públicas. Além da proteção em eventos de grande porte, a Defesa Social do Cabo é a primeira Guarda Municipal, no estado de Pernambuco, a ter um cão que vai ajudar a população a servir e proteger", ressaltou.

          Outra característica importante dos cães é na socialização à população. Todos são mansos e encantam, principalmente, as crianças, que podem agradar aos animais sem preocupação. Um dos cães é da raça Pastor Alemão (Dracma), já os outros dois são Pastor Belga Malinois (Zeus e Thor).

 

Por Gesla Ferreira

Foto: Gilberto Crispim